A Escola

Fundada em 17 de julho de 1990, a ESCOLA DE MESTRE-SALA, PORTA-BANDEIRA E PORTA ESTANDARTE MANOEL DIONíSIO tem a honra de formar ano a ano grandes bailarinos e coloca-los na avenida nas mais diferentes escolas de todos os grupos. 

Localizada, atualmente, dentro de Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, Centro - Rio de Janeiro, a escola vem crescendo cada vez mais, pois tem como objetivo maior o auxílio social aliado a preservação cultural, a formação de dançarinos e a formação de cidadãos. Isso tudo com um acompanhamento e incentivo ao desenvolvimento escolar. Assim sendo, atualmente já existem diversos núcleos fora do Rio de Janeiro, como em São Paulo, São Jose dos Campos, Juiz de Fora, Três Rios, Paranaguá, Belém e Porto Alegre (Espirito Santo e em Mato Grosso do Sul). Com mais de 25 anos de existência este projeto já conseguiu realizar diversos sonhos e formar inúmeros cidadãos. 

Dentro do projeto, as turmas são divididas em três níveis; iniciantes, que aprendem os giros e os passos básicos; intermediários, que aprendem a desenvoltura e o charme na apresentação; avançados; que aprendem a postura dentro e fora do desfile. As aulas contam com alongamento e ginástica, além da dança. Aos aprendizes são ensinados princípios de ética e cidadania, sendo eles aconselhados a não se envolverem emocionalmente com diretores de agremiações, se vestirem de maneira adequada para as ocasiões (sem vulgaridade), a não se comprometerem com aquilo que não puderem cumprir e recebem outras dicas valiosas para construírem o caráter de cidadão ético. Na escolinha para se tornar aluno, basta ter cinco anos de idade e estar matriculado na rede de ensino. Como é perceptível, a preocupação é bem maior do que a simples formação de dançarinos. É, também, da formação da personalidade de pessoas que possam acrescentar bons valores a sociedade. Herança e propósito que Mestre Dionísio aprendeu em sua existência, a de cultivar belos exemplos. 

WhatsApp Image 2020-12-08 at 12.33.38.jp
WhatsApp Image 2020-12-08 at 12.33.37.jp